Espirometria
O que é
A espirometria é um exame capaz de mensurar a movimentação do ar, por meio de fluxos e volumes pulmonares, ou seja, a velocidade com que o indivíduo é capaz de inspirar e expirar e também a quantidade de ar utilizada nesses movimentos com o auxilio dos músculos respiratórios.
Para que serve
É muito indicado para acompanhamento de casos de pessoas com problemas pulmonares como asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica), bronquite, enfisema, fibrose, entre outros que afectam de alguma maneira o pulmão e, consequentemente, as vias respiratórias. Também é amplamente utilizado para avaliar a capacidade pulmonar de atletas de alto desempenho, esportistas eventuais ou apenas verificar a capacidade respiratória de pacientes portadores de doenças sistémicas ou que vão se submeter a anestesia para uma cirurgia.
Como é feito
O exame é feito por meio de um tubo de papelão descartável que ligará a boca do paciente ao espirómetro, aparelho que fará a mensuração da respiração do paciente, monitorando volume e velocidade do fluxo de ar. Além da respiração normal, o médico solicitará que o paciente sopre no tubo moderadamente e com muita força por algumas vezes. Isso para ter vários parâmetros e possibilidades de avaliação.
Preparo e contra-indicações
Conhecido também como prova ventilatória ou de função pulmonar, a espirometria não causa dor e auxilia nos diagnósticos de problemas respiratórios. Pode ser realizada também com a administração de broncodilatadores (medicamentos que realizam a dilatação dos brônquios) permitindo dessa maneira uma melhor avaliação dos componentes de resposta orientando o tratamento. O exame é indicado para pacientes maiores de 18 anos, mas também pode ser realizado em menores, porém, só com a presença de um responsável. Só é realizado mediante pedido do médico e não possui uma preparação específica, apenas é recomendado um pequeno período de repouso antes da realização do exame, evitar bebidas alcoólicas e, se possível, o uso do broncodilatador, caso o paciente faça uso.