• Banco de urgências: +244 923 501 168
  • Geral: +244 226 434 415 (08hs às 17hs)
  • Email: faleconnosco@multiperfil.co.ao

Prova de esforço

O que é

É a associação de um teste ergométrico convencional com a análise do ar expirado pelo paciente, que fornece medidas directas de parâmetros respiratórios, como a capacidade de consumo de oxigénio pelos pulmões (VO2), produção de gás carbónico, frequência respiratória e ventilação pulmonar. Deste modo, o teste de esforço oferece todas as informações disponíveis no teste ergométrico convencional adicionado de dados extraídos da respiração que revelam o real grau de condicionamento físico.

Para que serve

Como é feito

Durante esse exame realiza-se avaliação contínua do sistema cardiovascular, respiratório e também muscular. Assim, é possível de modo dinâmico a obtenção de respostas desses três grandes sistemas do organismo quando submetido ao esforço físico. Outra grande vantagem dessa prova é auxiliar na investigação médica de doenças que ainda não foram diagnosticas de forma clara em repouso. Portanto quando uma pessoa apresenta falta de ar sem origem ou diagnóstico esclarecido o teste cardiopulmonar de exercício torna-se o método ideal para auxiliar o médico tanto na identificação (causa), quanto na orientação para o tratamento do distúrbio ou eventual doença identificada

Preparo e contra-indicações

O exame tem duração aproximada de 1 hora, contando o tempo de preparo do paciente e o tempo na esteira, e é indicado para pacientes maiores de 18 anos, mas também pode ser realizado em menores, desde que acompanhados por um adulto responsável. No dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel, trazer roupa confortável (roupas confortáveis e sapatilhas), não fumar duas horas antes e uma hora após o exame, dieta normal duas horas antes ou dieta leve uma hora antes do exame (o paciente não deve fazer o exame em jejum). A suspensão de medicação em uso fica a critério do seu médico e na dependência dos objectivos do exame. É natural que durante o teste o paciente tenha a sensação de cansaço e que ocorra aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos. Contudo, pessoas com doença cardíaca poderão manifestar ou evidenciar sintomas como dor no peito, palpitações, falta de ar, cansaço desproporcional ao nível de esforço aplicado e outros, de acordo com o seu problema. Não é recomendado realizar este exame na presença de infecções (ex: gripe, febre), bem como em jejum, pois podem interferir na avaliação da capacidade física. Embora a realização de exercício seja recomendado durante a gravidez, a realização do teste ergométrico só deve ser realizado em situações especiais.

  • Banco de urgências: +244 923 501 168
  • Geral: +244 226 434 415 (08hs às 17hs)
  • Email: faleconnosco@multiperfil.co.ao