• Banco de urgências: +244 923 501 168
  • Geral: +244 226 434 415 (08hs às 17hs)
  • Email: faleconnosco@multiperfil.co.ao

Ecografia (Ultrassonografia)

O que é

É um exame que gera imagens em tempo real de órgãos e de estruturas internas do corpo. Esse filme do organismo é obtido com a emissão de ondas sonoras, que provocam eco nas regiões examinadas. Muito versátil e com diversas aplicações, a ultrassonografia é um dos exames complementares mais solicitados que existe. Contudo, ele dificilmente é usado como única referência para o diagnóstico.

Para que serve

A ultrassonografia tem dezenas de finalidades, que variam de acordo com a região examinada. Ela pode dar mais subsídio a um diagnóstico, complementando informações de outros exames, ou fornecer orientações para procedimentos cirúrgicos, acompanhar a recuperação pós-cirurgia ou o tratamento medicamentoso de muitos doenças, como o disfunções da glândula tireóide. A finalidade mais conhecida da ultrassonografia é o acompanhamento da gravidez.

Como é feito

Um gel é aplicado na região a ser examinada para facilitar a captação de imagens. O paciente deita-se na maca e tem o transdutor (equipamento retangular ou cilíndrico, com a ponta lisa) levemente pressionado contra o corpo. Ele capta as imagens, que são projectadas no monitor do ultrassom. Em caso de ultrassonografia endovaginal ou endoanal, é usado um transdutor específico para cada região. Os procedimentos podem gerar um leve desconforto, mas não precisam de anestesia.

Preparo e contra-indicação

O modo de prepara varia muito de acordo com a região examinada. Ultrassonografia da pelve, por exemplo, requer a ingestão de três copos de água e retenção da urina. Já o exame na glândula tireóide não precisa de nenhum preparo.

  • Banco de urgências: +244 923 501 168
  • Geral: +244 226 434 415 (08hs às 17hs)
  • Email: faleconnosco@multiperfil.co.ao